É POSSÍVEL SE PREVENIR DOS SINTOMAS DA MENOPAUSA

ENDOCRINOLOGIA

28 de junho de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA: O HORMONIO DE CRESCIMENTO HGH (SOMATOTROFINA – STH), NÃO É RESPONSAVEL SOMENTE POR CRESCIMENTO ESTATURAL NA CRIANÇA, JUVENIL OU ADOLESCENTE,

MAS TEM GRANDE IMPORTÂNCIA NO AMADURECIMENTO DE OUTROS SISTEMAS ORGÂNICOS COMO O SISTEMA NERVOSO CENTRAL, POIS ESSES FATORES ASSOCIADOS A OUTROS HORMÔNIOS IMPORTANTES LEVAM AO EQUILÍBRIO ORGÂNICO NESTA FASE IMPORTANTE DO DESENVOLVIMENTO SAUDÁVEL DA CRIANÇA, JUVENIS OU ADOLESCENTES.

Frequentemente como pais somos alertados na escola em que nossos filhos frequentam, que os mesmos são rebeldes, não prestam atenção nas aulas, entretanto como aprendizado chega com boas notas da escola em que frequentam apesar de suas peraltices. Outra situação muito frequente trazidas aos pais é observados pelos mesmos que seus filhos são bons alunos, acima da média dos coleguinhas de turma, e é claro que como pais ficamos orgulhosos de termos filhos tão diferenciados. Alguns chegam a perceber a abstração nos dizeres de seus filhos, isto é, interpreta uma analogia figurada, processo que só ocorre após os 11 anos aproximadamente; a primeira coisa que os pais pensam e seus professores apoiam  é que eventualmente possam ter filhos superdotados em sua prole, chegando mesmo a procurar escolas especializadas e mais avançadas para pessoas com dotes adiantados. Infelizmente, nossos professores e psicopedagogos poderão esta cometendo um erro grave de interpretação, que causará muitos transtornos para a criança, juvenil ou adolescente, e um problema grave para os próprios pais, independente da decepção que acompanham frequentemente estas ilações. Não é necessário dizer que esses fatos estão ligados a falta de preparo do corpo docente da escola que nossos filhos frequentam, pois a primeira coisa que deveriam aventar é a possibilidade de estar ocorrendo algo de irregular com seus filhos ligados a saúde
É até bastante frequente, crianças, juvenis e adolescentes, apresentarem na fase de desenvolvimento, puberdade precoce sem o aparecimento de características muito claras em determinados momentos de suas vidas, ou mesmo uma defasagem da idade cronológica em se comparando com a idade óssea, promovendo um amadurecimento antecipado do sistema nervoso central por desequilíbrio dos hormônios sexuais, principalmente o estrógeno, mesmo nos meninos, e não ocorrem características secundárias nestes últimos, concomitantemente, e de um possível gênio na família terá um possível futura criança, juvenil ou adolescente com baixa estatura dentro de parâmetros convencionais intelectuais. 
É possível que o inverso também seja verdadeiro em se considerando idade óssea com defasagem para menos, e certa infantilidade temporária da criança. O mais adequado é sempre ter em mente que exceções são raridades e o mais adequado é procurar ajuda profissional com endocrinologista ou neurologista ou neuroendocrinologista, profissionais mais habilitados para uma avaliação adequada e menos ufanista.

Dr. João Santos Caio Jr.
Endocrinologia-Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930

Como Saber Mais:
1.O hormônio de crescimento – HGH interfere no amadurecimento do sistema nervoso central?
http://crescimentomeninos.blogspot.com

2.Quando seu filho esta desatento na sala de aula, significa apenas que não é bom aluno? 
http://crescimentojuvenil.blogspot.com

3.A obesidade infantil interfere no crescimento infanto juvenil? 
http://crescercriançasjuvenil.blogspot.com

AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
 
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA 


Referências Bibliográficas:
Prof.Dr. João Santos Caio Jr, endocrinologista,neuroendocrinologista, Dra Henriqueta Verlangieri Caio, endocrinologista,medicina interna-Van Der Häägen Brazil – São Paulo –Brasil, Joan C. Han , MD; Ligeia Damaso , MSN, ARNP; Susan Welch , MSN, ARNP; Prabhakaran Balagopal , PhD; Jobayer Hossain , PhD; Mauras Nelly , MD.  Parte inferior do formulário Recebido 16 março de 2010 , recebido na forma revisada 22 de julho de 2010 , aceito 03 setembro de 2010. publicados on-line 21 de outubro de 2010.











Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com


Sites Clinicas Caio

Site Van Der Häägen Brazil