É POSSÍVEL SE PREVENIR DOS SINTOMAS DA MENOPAUSA

ENDOCRINOLOGIA

1 de julho de 2011

ENDOCRINOLOGIA – NEUROENDOCRINOLOGIA – NUTRIÇÃO: DÉFICIT DE ESTATURA PODE SER DE CAUSA NUTRICIONAL.

NO CRESCIMENTO INFANTO, JUVENIL, ADOLESCENTE AO CONSIDERARMOS O ESTILO DE VIDA, TEMOS QUE CONSIDERAR OS HÁBITOS ALIMENTARES NUTRICIONAIS.


O crescimento pode ser definido como sendo o aumento linear dos seguimentos corporal. A fase de ganho acelerado de crescimento se encontra no primeiro ano de vida e na fase inicial da puberdade. A informação genética orienta a estatura final de cada indivíduo. O crescimento é influenciado por diversos fatores, dentre eles a hereditariedade, fatores nutricionais, ambientais (questões afetivas, familiares, psicológicas, socioeconômicas e glandulares) que são como agravos quando comprometem o crescimento. O crescimento não é linear e constante durante os doze meses do ano, acontecendo em "surtos", durante alguns meses e depois dando pausas. Em nosso meio, os agravos nutricionais que pode ser tanto quantitativo (quantidade insuficiente) e/ou qualitativos (sem qualidade). Estão presentes na maior parte dos casos de déficit do crescimento. A proteína é a responsável pela formação de novos tecidos e permite o crescimento adequado, porém as vitaminas e os minerais colaboram para um crescimento adequado, sendo elas o cálcio, ferro, vitaminas A e COs erros alimentares podem ser desencadeados por fatores culturais, sociais ou religiosos. O acompanhamento sistemático do crescimento permite a identificação de situações de risco, ou o diagnóstico de condição desfavorável, não apenas no que se refere à estatura, mas também para o diagnostico da condição de saúde, sendo de vital importância a realização da avaliação antropométrica (peso, altura e circunferências), realizada com equipamento adequado durante a consulta. Define-se como baixa estatura aquela medida menor do que a média esperada para a idade e o sexo. É importante um acompanhamento de um profissional capacitado para avaliar constantemente o crescimento identificando uma possível diminuição ou parada do ganho de estatura. Se acaso ocorrer a parada de crescimento pode estar associada a alguma condição orgânica (infecção, intolerância alimentar, déficit de absorção ou agravos psicológicos). O período que antecede o estirão ocorre o ganho ponderal designado fase de repleção. Sabe-se que o menor ou o não ganho ponderal nesta fase irá prejudicar a aceleração da velocidade de crescimento característico da puberdadeCuriosamente, é nesta fase que as queixas alimentares tornam-se mais freqüentes. Relato de seletividade, anorexia, falta de horário, monotonia alimentar pode vir a produzir algumas carências alimentares especificas como a anemia, deficiência de zinco, e de vitaminas que podem comprometer o crescimento.

ALIMENTOS FONTES
Cálcio
Laticínios (leite e derivados, como iogurte e queijo), verduras verde escuras (com exceção do espinafre, devido ao alto teor de ácido oxálico).
Ferro
Carnes, vegetais verdes, beterraba e feijões.
Vitamina A
Fígado, Manteiga, Leite, Gema, Sardinha, Abacate.
Vitamina C
Acerola, laranja, limão, morangos, kiwi, brócolis.
Zinco
Carnes vermelhas, aves, alguns pescados, mariscos, favas e nozes.

Dr. João Santos Caio Jr. 
Endocrinologia – Neuroendocrinologista
CRM 20611

Dra. Henriqueta V. Caio 
Endocrinologista – Medicina Interna
CRM 28930


Como Saber Mais:
1. Quando é a fase de ganho acelerado de crescimento...
http://crescersim.blogspot.com

2. Qual a alimentação correta para esta fase de crescimento...
http://crescimentodeficiencia.blogspot.com

3. A proteína é a responsável pela formação de novos tecidos e permite o crescimento...
http://crescimentocontrolado.blogspot.com


AUTORIZADO O USO DOS DIREITOS AUTORAIS COM CITAÇÃO
DOS AUTORES PROSPECTIVOS ET REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA.


Referências Bibliográficas:
JACOBSON, Marc S., EISENSTEIN, Evelyn and COELHO, Simone C. Nutritional aspects in adolescence. Adolesc. Latinoam., July/Sept. 1998, vol.1, no.2, p.75-83. ISSN 1414-7130.












Contato:
Fones: (11)5572-4848/ (11) 2371-3337/ ou 98197-4706 TIM
Rua: Estela, 515 – Bloco D -12ºandar - Conj 121/122
Paraiso - São Paulo - SP - Cep 04011-002
e-mails: vanderhaagen@gmail.com

Site Clinicas Caio
http://drcaiojr.site.med.br/
http://dracaio.site.med.br/

Site Van Der Haagen Brazil
www.vanderhaagenbrazil.com.br
www.clinicavanderhaagen.com.br

Google Maps:
http://maps.google.com.br/maps/place?cid=5099901339000351730&q=Van+Der+Haagen+Brasil&hl=pt&sll=-23.578256,-46.645653&sspn=0.005074,0.009645&ie=UTF8&ll=-23.575591,-46.650481&spn=0,0&t=h&z=17


Seguir no Google Buzz